Gemas da Terra Inicia Parceria com o Projeto Capacita Minas

Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2011 o presidente da Gemas da Terra , Amilton Pinheiro, e o Diretor Executivo Mauro Câmara, acompanharam a equipe do Projeto Capacita Minas ao Vale do Jequitinhonha, MG, para realizar um Workshop pela recente parceria com a Rede Gemas da Terra de Telecentros Rurais. O evento foi o primeiro da série de workshops do projeto a ser feito em uma zona totalmente rural, onde os cursos, principalmente nas áreas de agronomia, agropecuária e meio-ambiente, serão de grande valia a população local. Veja o video abaixo.

De acordo com Joelma Lima, representante do Projeto na Gestão de Recursos Humanos, embora os tratos com a terra e alguns trabalhos relacionados a agricultura e pecuária sejam aprendidos na prática,  os cursos de capacitação profissional vêm atuar na função de fazer com que os alunos se sintam realmente qualificados e tenham a oportunidade de crescer profissionalmente, se qualificando para tais atividades rurais e outras áreas que são oferecidas também pelo projeto.

No dia 25/02, o Workshop ocorreu na associação Escola de Trabalho Mestra Luiza na cidade de Rodeador, contando com a participação de moradores de Conselheiro Mata e com os gestores Toninho de Rodeador e Andrea  e Aline  de Conselheiro Mata.

No dia 26/02 pela manhã, foi a vez das cidades de Tombadouro e Datas serem alcançadas pelo Projeto. O encontro para o Workshop, também muito interativo, ocorreu no Telecentro de Tombadouro, contando com a participação da gestora Eva Ferreira, além de vários jovens que participaram dando opiniões, pedindo indicação de quais cursos fazer, etc. À tarde a equipe levou o Workshop a São Gonçalo do Rio das Pedras, que foi realizado na Associação Cultural e Comunitária de São Gonçalo "Sempre Vivo", contando com a presença da gestora Márcia Guimarães, representante do Município de São Gonçalo e também o distrito de Milho Verde.

“O Workshop foi diferente dos outros que costumamos fazer. Foi muito interativo, surgiram muitas perguntas, as pessoas realmente demonstraram interesse em se tornarem alunos capacitados e também terem a possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, afirmou Joelma Lima. Para a Gerente do Projeto Capacita Minas, Tatiana Cossari, o evento teve importância profissional e também pessoal: “vimos um ‘perto’ muito ‘longe’ da nossa realidade, e através deste projeto poderemos realmente ajudar de uma forma efetiva as pessoas. As coisas fluíram de tal modo que cheguei até a me emocionar. Essa parceria com certeza enriqueceu grandemente o projeto”, concluiu.

Foto: Assessoria de Marketing do portal - Telecentro Comunitário de Tombadouro,MG
Bárbara Rodrigues de Araújo
Assessora de Marketing